sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Para ir com a Familia

                                       

O Cinemark começou a realizar um serviço diferenciado para os amantes de boa música e interpretação. Durante o ano de 2010, o Cinema começou a investir em transmissões ao vivo de óperas do The Metropolitan Opera de NY.

O serviço inclui ainda a transmissão dos bastidores, troca de cenário e entrevista com os atores durante o intervalo.
O ingresso fica por R$ 22,00 reias a meia-entrada. A próxima atração irá acontecer em 28 de dezembro com a apresentação do "Don Carlo", porem nessa edição exclusivamente, não será ao vivo.

Realmente é mais que cinema ...é Cinemark

Dica da Semana

Cine Vitória Vídeo vai até essa sexta-feira. CORRAMMM!!!


Um dos mais importantes festivais do país oferece todas as sessões gratuitas, além de lançamentos e debates, para aproximar o público do cinema nacional

Centro e três obras audiovisuais inéditas, entre filmes, vídeos e animações, vindas de vários estados brasileiros movimentarão a semana na capital capixaba. O 17º Vitória Cine Vídeo - 14ª Mostra Competitiva Nacional começou no domingo (05/12) e prosseguirá até sexta-feira (10/12) em diferentes espaços da cidade, mostrando em sessões diárias e gratuitas um panorama da produção cinematográfica nacional de maior destaque nos principais festivais do país.

A programação inclui mostra competitiva de curtas, médias e vídeos; exibição de longas-metragens inéditos; festivalzinho de cinema para estudantes da rede pública; homenagem ao ator Ney Latorraca, oficinas audiovisuais, de bate com os realizadores, concursos e lançamentos de livros e DVDs, dentre outras atrações.

A previsão é reunir um público de 30 mil pessoas durante a semana do festival. O Vitória Cine Vídeo tem por objetivos incentivar a produção audiovisual de vídeos e de filmes de curta e média-metragem, favorecer a formação de plateia para a produção brasileira, democratizar os espaços de exibição e incentivar novos olhares através do cinema.

Programação especial

Nestor Müller
                                    
Depois de abrigar grandes exposições internacionais, como as de Leonardo da Vinci, Darwin, Michelângelo e Einstein, o Palácio Anchieta abre as portas para o talento local na exposição "Transcendências", com um conjunto de obras de autoria 15 artistas capixabas pertencentes a diferentes gerações.


A exposição, sob curadoria de Almerinda Lopes e Maria Helena Lindenberg, apresenta uma infinita gama de procedimentos, pensamentos visuais, atitudes estéticas e criativas, em vários domínios artísticos: das faturas artesanais às tecnologias eletromecânicas e digitais.



"Transcendências" presta homenagem ao escultor capixaba Maurício Salgueiro pelos seus 80 anos de vida, com uma sala especial, tributo de seus conterrâneos à ousadia e originalidade de um projeto poético que mantém a sua jovialidade e vitalidade. Salgueiro, cuja obra tem reconhecimento internacional, construiu ainda no início dos anos 60 os primeiros objetos dotados de luz, som e movimento, com alguns dos quais o público poderá interagir na mostra.
A mostra tem ainda obras de mais quatorze artistas capixabas: Erlon Peres-Wanderley, Fernando Augusto, Hilal Sami Hilal, Ivanilde Brunow, Luiz Leite, João Wesley, Jocimar Nalesso, Júlio Schmidt, Júlio Tigre, Marcus Vinícius, Miro Soares, Orlando Farya, Paulo Vivácqua e Piatan Lube.



Recorrendo à pintura, ao objeto, à fotografia, ao vídeo, à instalação ou à performance, os artistas encontram uma maneira própria de captar ou produzir imagens, confrontar situações, engendrar contradições ou paradoxos, lançar um olhar sensível ou inquiridor sobre diferentes territórios e paisagens, próximas ou distantes por onde transitam.

Os artistas participantes da mostra "Transcendências" engendram, assim, um repertório diversificado de formas e imagens, criam instalações orquestradas por materiais densos ou fluidos, opacos ou transparentes, fazendo-os deslizar, flanar, emitir sons, reverberar poeticamente no espaço, invocando um fluxo de memórias, tempos, idéias, percepções.


Serviço:

Exposição "Transcendências"
Abertura: Segunda-feira (13)
Horário: 19 horas
Local: Palácio Anchieta
Endereço: Praça João Clímaco, s/nº, Cidade Alta, Centro, Vitória ES
Visitação: 14 de dezembro a 14 de março de 2011
                De terça-feira a domingo das 10 às 17 horas
Entrada franca

Cultura de Sobra em Vitória


                                  

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de Vitória,  está em cartaz com uma exposição inédita de Tarsila do Amaral, uma das artistas mais importantes do modernismo. 

A mostra "Tarsila sobre papel" conta com 70 desenhos da artista, procedentes de diversas coleções particulares e institucionais.
"Tarsila sobre papel" ficará em cartaz no Maes até o dia 13 de fevereiro de 2011. A mostra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio do Ministério da Cultura, e produção da Base7 Projetos Culturais. 

O desenho esteve presente ao longo da trajetória de Tarsila do Amaral, refletindo seu processo criativo e atestando seu percurso singular no Modernismo Brasileiro, um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX.


A busca de uma identidade nacional, iniciada em 1924, ganha outro viés a partir de 1928, quando Tarsila mergulha nas imagens de seu subconsciente, provenientes das estórias de assombrações, lendas e superstições ouvidas na infância, na fazenda. Surgem então as "paisagens antropofágicas", habitadas por seres fantásticos e vegetação exuberante.

A artista realizou aproximadamente 1.750 trabalhos em papel ao longo de seus 55 anos de atividade. A mostra apresentará obras das três fases da artista.

Na segunda metade dos anos 1920, Tarsila registrou cidades da costa brasileira - como Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife e Fernando de Noronha, do convés do navio - nas constantes viagens entre Brasil e Europa.

Em 1924, Tarsila passou o Carnaval no Rio de Janeiro e a Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais, acompanhada por um grupo de modernistas. Nessas viagens de "descoberta" do Brasil, a artista registrou, em cadernos de bolso ou blocos de desenhos, paisagens cariocas e mineiras, bem como elementos da arquitetura barroca e da cultura popular brasileira.

Essa importante série de desenhos e anotações não apenas deu origem às pinturas "Pau-Brasil", como também constituiu um vocabulário que se tornaria constante na produção de Tarsila, até suas últimas obras.


A quebra da bolsa de Nova York representou profundas mudanças no cotidiano de Tarsila, cuja família perdeu grande parte da fortuna. Findos os anos dourados, a artista passou por uma breve fase de preocupações sociais, seguida de retomadas de fases anteriores, mas sem o mesmo brilho. Durante as décadas de 1930 a 1960, Tarsila colaborou como ilustradora de livros e jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo, produção praticamente inédita para o grande público.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lugar de Quinta

                        
      

 Conheçe o Pastelooongo? Não? Que Bom! 
 Loooongos minutos de sofrimento.


Eis que um belo lanche numa pastelaria nova em Jardim da Penha se torna
um pequeno pedaço do filme desventuras em série. Simplesmente você 
senta o "garçom" (as aspas farão sentido já já) te traz o cardápio. Nós que ja tínhamos
sede e tentamos adiantar o pedido por um caldo de cana (que custava 4 reais 500ml).

-Pedidos, só no caixa. Diz o "atendente".

OK, vamos lá, olhamos o cardápio, que tinha muitas opções inusitadas, inclusive um 
pastel com TUTU, isso mesmo, Tutu de feijão. E finalmente escolhemos um de Tomate seco 
com Mussarela e Presunto. Vou-me ao caixa realizar o pedido,
e lá chegando me deparo com a atendente e sua fila que não caminhava, tudo devido à
sua falta de pratica com os números e a maquina de cartão, que ela não era capaz de operar.

Feito o pedido, aguardamos, aguardamos, aguardamos, e com uma certa demora o pedido veio.
Veio e nós o partimos, ficou a duvida, cadê o tomate seco? sério procuramos e tinha 1 um UM tomate seco. num pastel de 25cm.

Sério foram looongos minutos.

Serviço:
Dia: 09/12
Horario: 21 horas
Pedido: Dois caldos de cana e um pastel de Tomate seco com mussarela e presunto.
Valor pago: R$ 14,90 reias